Liliana Yu Tsai, Reynaldo Jesusgarcia Filho, Antonio Sérgio Petrilli, Marcos Korukian, Dan Carai Maia Viola, Marcelo De Toledo Petrilli, Fabiola Andreia Carvalho Godoy.


Resumo

Objetivo: Avaliar os resultados obtidos com o uso de protocolo fisioterapêutico especialmente desenvolvido para pacientes submetidos à cirurgia de ressecção tumoral ao redor do joelho e reconstrução com endoprótese não convencional.

Métodos: Foram analisados, prospectivamente, 23 pacientes submetidos à ressecção do tumor ósseo ao redor do joelho e substituição por endoprótese total não convencional. A média de idade dos pacientes foi de 18 anos. Todos os pacientes apresentavam osteossarcoma no resultado anatomopatológico, sendo 13 (56,5%) com localização na extremidade distal do fêmur (grupo I) e 10 (43,5%) na proximal de tíbia (grupo II). O tratamento fisioterapêutico iniciou-se logo após a definição do diagnóstico, com duração mínima de seis meses de pósoperatório.

Resultados: No grupo I o arco de movimento apresentou média de 112°; no grupo II, de 87°. O grau de força muscular do quadríceps variou de 4 a 5 no grupo I e de 2 a 5 no grupo II. Todos os demais músculos apresentaram grau 5 de força muscular. A análise observacional da marcha foi normal em 100% dos pacientes do grupo I e 4 dos 10 pacientes do grupo II apresentaram claudicação.

Descritores: Osteossarcoma/cirurgia; Protocolos antineoplásicos; Prótese de joelho; Fisioterapia.


pdf-icon1