Ana Luiza Cabrera Martimbianco; Fernanda Rizzo Calabrese; Luiz Alberto Nakao Iha; Marcelo Petrilli; Ozório Lira Neto; Mário Carneiro Filho

Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP/EPM – São Paulo, SP, Brasil


RESUMO

OBJETIVOS: Realizar a análise da reprodutibilidade da escala “American Knee Society Score” (AKSS), bem como verificar suas propriedades de medida, para avaliação dos pacientes com osteoartrite e/ou submetidos à artroplastia total de joelho.

MÉTODOS: Primeiramente, o AKSS foi aplicado em conjunto com os questionários SF-36 e WOMAC (examinador 1). Os pacientes foram reavaliados após trinta minutos e, novamente, após duas semanas, sendo aplicado apenas o AKSS nas duas avaliações (examinador 2).

RESULTADOS: Foram selecionados 58 indivíduos com média de idade de 67,4 anos. Na análise da reprodutibilidade, pelo ICC, houve forte correlação inter e intra-examinador para os dois componentes do AKSS. Na análise dos itens individuais houve boa correlação nos itens “Dor”, “Amplitude de Movimento”, “Contratura em flexão” e em todos os itens do AKSS Funcional. Na validação, através do coeficiente de Pearson, houve boa correlação entre os domínios AKSS Clínico “Dor”, WOMAC “Dor” e o SF-36 “Dor”, e boa correlação entre o AKSS Funcional e o domínio Capacidade Funcional do SF-36.

CONCLUSÃO: A escala AKSS é útil e confiável para a avaliação dos indivíduos portadores de osteoartrite ou submetidos à ATJ. Tipo de Estudo: Estudos terapêuticos – Investigação dos resultados do tratamento. Nível de Evidência: IV

Descritores: Questionários, Avaliação, Artroplastia do joelho.


pdf-icon1